BIOAUMENTAÇÃO

Estimule as bactérias que ocorrem naturalmente no seu sistema!

Bioaumentação é a prática de se adicionar cepas de comunidades de microrganismos especializados, ativos e em crescimento num esforço de se aumentar a habilidade das comunidades de microrganismos visando responder a flutuações no processo de biodegradação (aumento de carga poluente, presença de compostos tóxicos a biota original, stress processual, etc.) ou a degradar certos compostos, resultando em uma melhora no tratamento de efluentes.

 

Os microrganismos são o “coração” de qualquer tratamento biológico de efluentes, e faz sentido que aumentando a comunidade microbiana, todo o conjunto do sistema de tratamento de efluentes possa operar de forma mais eficiente.

 

Pensando neste fato a empresa KleBio desenvolveu uma tecnologia que permite selecionar e estimular o crescimento de microrganismos especializados e nativos do próprio sistema de tratamento. Ao utilizar as suas bactérias presentes no sistema (lodo) e meios de crescimento específicos em um tanque de propagação (Tanque Berçário), podemos aumentar a quantidade dos microrganismos chave de 100 a 1000 vezes. O resultado é uma chance maior de sucesso a um custo acessível.

 

A KleBio Engenharia Ambiental produz uma linha de produtos formulados sob medida e projetados especificamente para crescimento das bactérias no local. Os produtos contêm meios de crescimento e micronutrientes projetados para lidar com os mais difíceis problemas de tratamento das águas residuais. As formulações são resultado de anos de pesquisa e desenvolvimento com foco na melhoria dos processos de tratamento biológicos de efluentes.

 

Dificuldades operacionais podem ser ocasionadas por uma série de fatores, envolvendo:

       - Alterações na qualidade do efluente bruto bem como alterações antes da entrada na planta

       - Necessidade de se atingir limites de descarte mais restritos ou de acordo com a legislação ambienta;

       - Variações na qualidade do efluente de entrada, como choque de cargas poluentes, de forma a impedir ou interromper o tratamento.

 

Esse tipo de dificuldade pode resultar em uma série de problemas e acarretar custos ou baixa qualidade no tratamento. Ao se manter a biomassa saudável através da tecnologia de Bioaumentação, pode-se aliviar o tratamento e seus operadores de tantos problemas. Por exemplo, preservando uma biomassa robusta leva o sistema a menores mudanças operacionais, comprovada resistência a mudanças ambientais e de variação no efluente de entrada, bem como auxilia no controle de odores da estação.

 

Frequentemente a operação de um sistema de tratamento não é tão eficiente quanto poderia ser. Por exemplo, bombas, compressores e até aeradores podem se mostrar ineficientes em face da idade ou seu dimensionamento. Com isso podem ser identificados gargalos no tratamento bem como a necessidade de se fazer incrementos nesses equipamentos, como instalar bombas adicionais ou substituir canos entupidos, fazer adição de químicos. No fim tudo isso gera muita ineficiência e mais custos.

 

Utilizando a bioaumentação, a comunidade microbiana do tratamento pode ser fomentada e se blindar contra choques tóxicos, melhor remoção de compostos problemáticos (de difícil degradação), e melhorar a remoção de carga orgânica. Melhorar a eficiência da planta ajuda a remediar esses problemas comuns de tratamento.

 

 

Atendimento Online