ATIVADORES BIOLÓGICOS

VitaFloc

Ativador metabólico. Atua como meio de cultura para crescimento de bactérias essenciais aos sistemas de tratamento de efluentes auxiliando na remoção de poluentes chaves.Usos

Por que utilizar?

Meio de cultura destinado a nutrição dos microrganismos naturalmente presentes nos sistemas biológicos de tratamento de efluentes. VitaFloc é um produto seguro e de alto desempenho, podendo ser usado em qualquer tipo de tratamento biológico.

Os microrganismos que degradam materiais orgânicos recalcitrantes (tais como resíduos de papel e celulose, solventes, óleos e graxas, corantes têxteis e compostos aromáticos polinucleares) constroem seu material celular crítico de maneira menos eficiente do que os microrganismos que degradam resíduos mais comuns. Esta deficiência pode ser superada com adições adequadas de vitaminas e micronutrientes selecionados.

O produto VitaFloc oferece uma matriz complexa de substâncias químicas essenciais que promovem condições ideais de crescimento. A otimização das condições com esses componentes essenciais irá melhorar dramaticamente as taxas de crescimento das bactérias, reduzindo o tempo necessário para completar a degradação dos contaminantes recalcitrantes. VitaFloc ajuda a reduzir significativamente o tempo e os custos do tratamento, resultando em economias substanciais de custos e maior segurança para o meio ambiente.

Principais benefícios:

     - Ativa a biomassa do sistema

     - Aumenta a eficiência do tratamento biológico

     - Redução na quantidade de lodo gerado

     - Auxilia na degradação de compostos recalcitrantes

     - Melhoria na formação dos flocos biológicos

     - Previne o intumescimento do lodo e formação de espuma em sistemas biológicos

     - Eliminação de odores desagradáveis

     - Melhora a transferência de oxigênio

     - Excelente resultado em relação a custo/desempenho

 

VitaFAno

Usos

Vitamina destinada ao complemento nutricional de sistemas biológicos durante paradas prolongadas e/ou com baixa carga de alimentação

Por que utilizar?

Complexo multivitamínico destinado a nutrição dos microrganismos atuantes em sistemas biológicos de tratamento de efluentes durante paradas prolongadas e/ou com baixa carga de alimentação. VitaFAno é um produto seguro e de alto desempenho, podendo ser usado em qualquer tipo de tratamento biológico.

Os sistemas de tratamento de efluentes por lodos ativados são os mais amplamente empregados no mundo todo, principalmente, pela alta eficiência alcançada associada à pequena área de implantação requerida, quando comparado a outros sistemas de tratamento. O princípio do processo baseia-se na oxidação bioquímica dos compostos orgânicos e inorgânicos presentes nos efluentes, à qual é mediada por uma população microbiana diversificada e mantida em suspensão num meio aeróbio. A eficiência do processo depende, dentre outros fatores, da capacidade de floculação da biomassa ativa e da composição dos flocos formados.

Durante as paradas prolongadas a biomassa presente no sistema necessita de alimentação complementar para se manter saudável, o que permiti uma recuperação mais rápida do sistema no retorno das atividades da empresa.

Principais benefícios:

    - Alimentação complementar balanceada com fonte de carbono, nitrogênio, fósforo e vitaminas

    - Manutenção da biota durante o período de paradas prolongadas (férias coletivas) e/ou baixa carga de alimentação

    - Alcance dos mesmos patamares de eficiência em menor tempo após o retorno das atividades

 

VitaFloc Biogás

Usos

Elementos traços e vitaminas destinadas a nutrição dos microrganismos atuantes em digestores anaeróbios. VitaFloc Biogás é um produto seguro e de alto desempenho. Melhora a produção de metano e qualidade do lodo gerado (biofertilizante). Ferramenta essencial para que as bactérias anaeróbicas tenham uma performance de alto nível.

Por que utilizar?

Os micronutrientes desempenham um papel muito importante no processo de biodigestão. Uma série de nutrientes incluindo potássio, zinco, ferro, cobalto, níquel e vitaminas são necessários ao processo. Um balanço adequado na concentração de nutrientes traços, vitaminas e íons metálicos, é necessário para suportar o crescimento dos microrganismos presentes no biodigestor. A falta de nutrientes específicos pode resultar em um desbalanceamento da microbiota, como consequência resulta em baixa produção de biogás e má qualidade do biofertilizante gerado.

Otimizar o crescimento microbiano através da adição de nutrientes traços e vitaminas é uma forma eficaz de ampliar a eficiência do biodigestor. Pequenas mudanças nutricionais no ambiente de crescimento multiplica os microrganismos potenciais, causando mudanças intensas na biodigestão. A suplementação nutricional não é nenhuma anomalia científica, mas sim uma necessidade da engenharia.

Principais benefícios:

    Provem os micronutrientes necessários para uma correta digestão anaeróbia

    - Aumenta a produção de metano

    - Melhor digestão, maior qualidade do biofertilizante gerado

    - Previne o digestor de acidificar

    - Restaura a estabilidade do processo

    - Controle de formação de espuma biológica

    - Excelente resultado em relação a custo/desempenho

 

Não possuem em sua formulação enzimas, bactérias ou substâncias tóxicas.